O blog...

Eu não sou profissional da moda e nem sei me maquiar direito.
Mas, como dizem por aí:
"Toda mulher no fundo é uma especialista em beleza."
Logo, como eu gosto muito de escrever, criei este blog com a intenção de compartilhar com as minhas amigas e leitoras, moças bonitas, assuntos que nós, mulheres, curtimos muito.

Este é o meu diário virtual.

Então, aqui sempre será o nosso cantinho íntimo e sossegado para conhecer, compartilhar e comentar sobre coisas que nos faz ser exclusivas, lindas e especiais.

Bjux
Pri

Instagram

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Eu participei...

Oficina de Moda e Figurino para Publicidade e TV  

  Na sexta-feira passada, dia 18/06, participei de outra oficina de Moda realizada pela empresa baiana Trespontos.
  As oficinas de Moda e Figurino para Publicidade e TV fecharam o ciclo de 4 oficinas sobre o assunto com muita informação de qualidade. Mais uma vez sai super satisfeita do curso.
  A facilitadora destes dois últimos cursos foi a Tâmara Woolf, Produtora de Moda, cursou moda na Espanha no Institut de La Moda Disseny Jove (Barcelona) e, hoje, faz sucesso no mercado baiano. Duas produções recentes da Tâmara e bem conhecidas foram as propagandas da Embasa (para quem mora na Bahia, lembra da campanha contra o desperdício de água que rolou na tv no verão deste ano?! Foi ela que produziu o figurino do povo...), a propaganda com Mateus Solano, ator global, para o condomínio de luxo de Salvador Horto Bela Vista (ela disse que ele é a simplicidade em pessoa... mas isso é o de menos, ficar pertinho dele o dia todo que deve ter sido o máximo!!!) e a propaganda do Agroamigo financiada pelo BNB- Banco do Nordeste.
  Bem, mas o assunto durante toda a sexta foi sobre o mercado brasileiro e baiano para o profissional de moda e a diferença de produção de figurino que existe para uma foto e uma propaganda que será veiculada na TV. Vocês não têm noção como o trabalho é diferente e como a rotina muda de um trabalho para o outro...!


Click para ampliar

Tâmara Woolf (blusa branca) e sua irmã (ex modelo) e agora assessora. Chiquérrimas, não é girls!??? Além de super inteligentes e excelentes profissionais.

Para fazer uma foto, é necessário receber o briefing e o layout do diretor de arte da agência informando o que ele quer exatamente, daí o produtor de moda vai a campo atrás dos figurinos para os modelos e/ou atores. Aqui na Bahia, esses figurinos são emprestados por lojas, brechós e acervos. Depois de escolhidas, as peças emprestadas ou, algumas vezes, alugadas ou compradas, passam novamente pelo diretor da agência contratante para aprovação e, de lá, vai direto para o estúdio para a realização das fotos.
A desprodução é a parte final do trabalho do produtor de moda, quando este avalia as peças utilizadas no trabalho para verificar se há manchas ou avarias para então, fazer a devolução destas.
Para a TV não é muito diferente, mas, exige um tempo maior para a produção de campo, no lugar do estúdio, o trabalho é feito no set de filmagem e, dependendo do comercial, campanha publicitária ou programa televisivo, a duração do trabalho é maior. Além disso, os figurinos são na maioria da vezes comprados e formado assim um acervo para o programa.
Na Bahia, os produtores de moda trabalham mais com figurinos para teatro, publicidade e TV (comercial, campanha publicitária para o governo do estado e programa televisivo como jornais). Diferente do sul e sudeste do país que possui uma quantidade maior de emissoras e, por conta disso, maior número de programas, como novelas, seriados, filmes e etc.


Click para ampliar


Click para ampliar

Depois da teoria, fomos para a deliciosa prática. Preparamos nossa própria Pasta de Referência de acordo com o briefing que a nossa "diretora de arte" Tâmara nos deu.

Agora, apresentando o resultado:


Click para ampliar


Click para ampliar

Será que nos saímos bem???!! Bom, quase... Foi nossa primeira experiência, mas, valeu muito à pena!


Click em cada figura para ampliar

Uma amostra das Pasta de Referência com figurinos para publicidade criada por nós.

Tâmara Woolf salientou que, para ser um produtor de moda de sucesso é necessário além da graduação, ser uma pessoa bem informada, bem relacionada e corresponder ao timing do mercado, ou seja, ficar ligada nas novidades, nas tendências, para não ficar obsoleta, pra trás... Creio que isso é uma super dica para qualquer profissional.

Minha intenção em participar desses cursos não foi começar uma nova carreira. Minha cachaça é a sala de aula. Amooo ser professora e, não pretendo mudar de profissão. Mas, sempre é bom angariar novos conhecimentos nas áreas que você se interessa e gosta. Logo, para mim, foi uma experiência super legal e, espero ter novas oportunidades para participar de outros cursos e oficinas que venham por aí e compartilhar com vocês nesse espaço só nosso.


Click para ampliar

No final, todas reunidas com aquele sorriso no rosto que diz tudo: Valeu demais!!!
Bjuxx e até a próxima, moças bonitas!
Pri

Uma das propagandas que a Tâmara produziu o figurino: EMBASA (Empresa Baiana de Água e Saneamento). Fez sucesso...!!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para mim, moça!