O blog...

Eu não sou profissional da moda e nem sei me maquiar direito.
Mas, como dizem por aí:
"Toda mulher no fundo é uma especialista em beleza."
Logo, como eu gosto muito de escrever, criei este blog com a intenção de compartilhar com as minhas amigas e leitoras, moças bonitas, assuntos que nós, mulheres, curtimos muito.

Este é o meu diário virtual.

Então, aqui sempre será o nosso cantinho íntimo e sossegado para conhecer, compartilhar e comentar sobre coisas que nos faz ser exclusivas, lindas e especiais.

Bjux
Pri

Instagram

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Oficinas de Moda e Figurino para Cinema e Teatro

Enquanto o São Paulo Fashion Week abalava as estruturas no sudeste do Brasil na sexta-feira, dia 11/06, nós, baianas, participávamos de uma um ciclo de oficinas de Moda e Figurinos para Cinema e Teatro realizado pela Trespontos, uma empresa de treinamento com o objetivo de integrar pessoas e promover a socialização entre estudantes, profissionais e organizações.
Mas, para começar a contar para vocês o que aconteceu nas oficinas, quero antes falar um pouco sobre moda e figurino. Vamos ver o que aprendi???

Segundo uma Publicação na Folha de São Paulo, de 1966, “A moda é morder a maçã...”. Outra matéria da Folha de São Paulo de 1967, diz que “A moda é mulher, tem mil faces”. Mas, hoje o que é moda para os grandes especialistas da área??

A idéia de moda que temos hoje começou no fim da idade média e início da Renascença em 1350 d.C. e é considerado um fenômeno totalmente ocidental.
Quando o homem deixa de pensar que tudo é explicado pela religião e passar a questionar as coisas que existem e acontecem através da razão, a burguesia da época começa a prosperar e se desenvolver economicamente. “E é essa burguesia, insatisfeita com suas condições sociais, que vai impulsionar o surgimento de várias mudanças no vestir.”, escreve Thiago Cerejeira, Fashion Designer, no seu blog História da Moda. A classe proletária começa, então, a se projetar na classe burguesa, e para se assemelhar a ela, copiar o que ela vestia, como se comportavam e etc. Surge assim a moda!


Logo, moda é o estilo de se vestir baseado numa divisão cronológica que define estes estilos de roupa para cada período ou época.
No evento que está acontecendo em São Paulo, SPFW, estamos vendo o estilo de roupa para a nossa época, nosso tempo. Essa é a moda atual. Mas, como a mulher, a moda tem várias faces, multiutilidades, várias interpretações e mudanças. Ou não somos assim, tipo camaleões??? Uma hora nós estamos bem, outra hora estamos deprê, depois ficamos elétricas... :)

O figurino já é um traje usado por um personagem do teatro, cinema, TV e etc. O figurinista, que é quem cria o figurino, precisa antes da criação, estudar a história, época em que vive, tipo de vida, sentimentos, perfil psicológico e valores do personagem que vai vestir. Além, é claro, “o tipo físico dos atores e as orientações de luz e cor feitas pelo diretor de arte.”. Logo, este não é um trabalho fácil, para ser um figurinista, precisa ser apaixonado pelo que faz e ter um olhar crítico e sensível ao mesmo tempo para que seu trabalho seja um sucesso.

Agora que sabemos um pouquinho mais sobre moda e figurino, vamos ao que interessa. O que rolou nas oficinas de Moda e Figurino realizada pela Trespontos em Salvador? O que aprendemos?

A facilitadora das oficinas do dia 11/06 foi Diana Moreira, designer de moda, figurinista e produtora de figurino nas áreas de teatro,cinema, dança e música. Durante o treinamento ela nos mostrou figurinos que criou para o filme A Luneta do Tempo, filme de Alceu Valença sobre a história da saga de Lampião e Maria Bonita, o filme O Homem que Não Dormia, de Edgard Navarro, o Ballet do TCA com a produção da conceituada coreógrafa Nehle Franke, entre outros.





Estes são os atores que fizeram Lampião e Maria Bonita testando figurinos criados por Diana Moreira, e cenas do filme A Luneta do Tempo, ainda em produção.



Os figurinos das personagens sendo tinturados e envelhecidos para a época que passa a história de cangaceiro Lampião. Os vestidos são tingidos e, depois ficam, mais ou menos, dez dias no sol para queimar e aparentar envelhecido.


Desenho dos figurinos dos personagens do circo do Filme A Luneta do Tempo, e, os personagens vestidos com eles já prontos. Lindo, não é??? Tou louca pela estréia do filme!



Olha o vestido da "Cleópatra" do filme Luneta do Tempo enfeitando a sala do nosso treinamento!!! Deu uma mega vontade de vesti-lo e tirar váriassss fotos, não vou mentir...! :)



Figurinos do Ballet do TCA com direção de Nehle Franke e croquis para o curta Xisto Bahia feitos pela designer Diana Moreira. Os vestidos e o paletó foram figurinos criados pela designer de moda para o filme de Lampião.


Hora de praticar o que aprendemos. Criando as pranchas com nossos personagens e seus figurinos. Para criar um figurino é preciso saber quem o vestirá, quando, onde e por que. Compreendendo esta lição, colocamos a mão na massa.



Entendendo a arte de criação de um figurino para uma personagem, estudando seu perfil e sua história para assim criar o que esta pessoa irá usar em cena, nós mesmos criamos nossas personagens com sua cartela de cores, tipos de roupas, adereços e etc. Um exercício super gostoso e divertido. Depois, apresentamos nossa prancha para a sala e a facilitadora Diana. Foi um sucesso! Todas conseguiram captar a idéia e passar para o papel o que aprendeu com muita facilidade. Nota 10 pra gente!!!!



Livros de Moda e Figurino na sala de treinamento e o roteiro de figurino do filme O Homem que não Dormia de Edgard Navarro.
Sai deste dia de treinamento com o olhar mais crítico e técnico sobre a moda que vemos em filme e cinema. Foi realmente um sucesso e todos saíram super satisfeitos!


Na próxima sexta, dia 18/06, acontecerá as duas últimas oficinas do Ciclo de Moda e Figurino em Salvador. As oficinas serão sobre Produção de Moda para Publicidade e Produção de Moda Para TV, ou seja, a moda que vemos nos outdoors, nas lojas, revistas, nos desfiles e, tanto nos deslumbra.

A facilitadora será Tâmara Woolf, produtora de moda, “graduada em Publicidade e Propaganda pela UCSal, cursou moda na Espanha no Institut de La Moda Disseny Jove (Barcelona), onde viveu por três anos (2000/03) e trabalhou no canal de TV aberto City TV como produtora de moda dos seguintes programas: BCN Magazine e Vitamina N. Participou também do curta metragem, 16mm, “Tarjeta Roja”, que foi classificado para mostra competitiva do Festival de Veneza (Diretora Elena Villallonga) como figurinista e produtora de arte. Em Salvador, atua no mercado como produtora de moda para publicidade desde 2005, tendo trabalhado nas principais agências de publicidade e produtoras audiovisuais da cidade: Idéia 3, Objectiva, Morya, Tempo, Propeg, Única, Malagueta, Movimento, RX 30, Truq, Coringa, Ficção, Santo Guerreiro, entre outras.”

E eu estarei lá, colada, aprendendo mais e garantindo o sucesso do circuito de moda e o meu! E melhor, estarei passando para vocês, aqui no blog Uma Moça Bonita, com muito mais propriedade os assuntos de moda, pois, aquela visão de feio e bonito, disto serve e aquilo não serve, está sendo ampliada para o que pode ou não pode fazer, o certo e errado quando o assunto é criar e/ou vestir roupa. Chique, né?? :) Também acho...!

Aprendendo mais para Uma Moça Bonita se tornar um blog melhor para vocês.

Para quem mora em Salvador e quer participar das oficinas de sexta, dia 18/06, realizada pela Trespontos, acesse e inscreva-se. Restam poucas vagas, girls!!

Trespontos: http://www.trespontosparavoce.com/blog.asp


Clik para ampliar 
Onde está Wally???
Bjuxx
Pri


Parceiro do blog Uma Moça Bonita:





          http://modahistoria.blogspot.com/ por Thiago Cerejeira

3 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para mim, moça!