quarta-feira, 30 de junho de 2010

Queda de Cabelo: O Porquê e como tratar.

A mais ou menos uma semana atrás, depois de lavar meus cabelos, comentei no twitter desesperada que eu ia ficar careca de tanto cabelo que caiu na hora do banho e, depois, caiu mais na hora de pentear. Realmente fiquei assustada e pedi orientações sobre produto para combater a tão temida queda de cabelo.

Recebi dicas legais de colegas blogueiras e outras moças bonitas, mas, mesmo assim, decidi pesquisar sobre o assunto para entender melhor por que há épocas que o cabelo cai mais e como evitar e tratar este problema.



Uma das grandes causas do aumento da queda das nossas madeixas é o aumento de um hormônio chamado Prolactina. Este hormônio regula o crescimento dos fios e promove a eliminação de outros. É como se fosse um ciclo, sabe? A prolactina acelera o crescimento dos fios do nosso cabelo e elimina aqueles mais “antigos”... Pesquisando numa revista Veja do mês de maio, li que esse hormônio é liberado numa quantidade maior nos meses frios, ou seja, outono e inverno. Uma das minhas perguntas respondidas... Que alívio. Não vou ficar careca!!
Neste período de frio, nós passamos a tomar banhos cada vez mais quentes, não é?? Eu mesma faço do meu banheiro uma sauna de tão quente que eu deixo a água... Pois bem, a água quente também é responsável por aumentar a queda dos cabelos, pois, ela estimula a oleosidade do couro cabeludo provocando a queda dos fios. Outra dúvida minha sanada...

O normal é que esta queda de cabelo dure de 4 a 6 semanas e, que não diminua o volume do seu cabelo, pois, não são muitos fios que caem. Normalmente, são 100 fios por dia. Vocês já ouviram falar disso, não é? Se a quantidade de fios que estão caindo for muito maior, corre para a dermatologista, girl! Sabe por quê?



Porque esta queda de cabelo pode está ligada a problemas hormonais, como ovários policísticos (Deus nos livre!!) ou problema de tireóide, ou até o uso do anticoncepcional oral com altas doses da progesterona. Além disso, pode ser por conta do “bendito” stress, da doença do século, depressão e, dietas que não são acompanhadas por profissionais, e que pode nos deixam carentes de vitaminas, proteínas, entre outros elementos que não podem faltar no nosso organismo. Então, moças, cuidado com essas dietas malucas! Vocês podem ficar magras e sem cabelos, que tal?? Nada atraente...

Geralmente, o tratamento para queda de cabelos são shampoos e fórmulas para passar no couro cabeludo e prevenir ou exterminar a queda dos cabelos; estes são feitos em farmácia de manipulação quando receitados por dermatologistas, já os xampus podem ser comprados em drogarias ou supermercados. Há também a possibilidade de medicamentos orais, dependendo da gravidade do caso.


Eu procurei os shampoos mais procurados e usados no caso de queda de cabelos. As fórmulas desses shampoos são enriquecidas com extratos vegetais de alecrim, amica, hamamélis, algas marinhas, jaborandi, capsicum, extrato glicólico de hortelã, polipeptídeos de soja, auxina tricógena, ictamol, olamida acética, nanosferas com vitaminas, lipossomas com oligoelementos, não possuem parabeno...! Ufa!! Há ainda muitos outros princípios ativos nesses produtos anti-queda, a maioria deles não tenho noção do que são (cada nome feio!!), mas eles que são responsáveis por matar os fungos nocivos aos fios, fazer um peeling no couro cabeludo, liberar os folículos das células mortas, fazendo-as respirar a vontade, fortalecendo a raíz capilar. Além, é claro, de muitos outros benefícios que ajudam os nossos cabelos a continuar na cabeça, lugar de onde eles nunca deveriam sair, não é verdade?? Então, olha o que eu achei:

Shampoo e Loções Capilares Anti-Queda Bio-Médicin


Kerastase Spécifique Shampoo Bain Prevention + Hairsink Fresh Kit Shampoo e Tônico + Ducray - Anaphase Shampoo Anti-queda


Vichy Dercos Aminexil Energy Tratamento Anti-Queda + Kerium Antiqueda - La Roche-posay + Queda Prevent Performance - Tônico Antiqueda (Viscaya) + Personal Hair Tônico Antiqueda (Tânagra Professional)



Shampoo p/ Cabelos Antiqueda OX Plants + Shampoo CLEAR Queda Defense para Cabelos Quebradiços + Alfa Parf - Energy Shampoo Anti-queda


Shampoo Anti-Queda - Ecologie + Tratamento Shampoo Antiqueda Éh + Shampoo MAHOGANY Anti Queda


Shampoo de Tratamento Fortificante - Klorane + Personal Tânagra Hair Shampoo Antiqueda II + Shampoo Éh Antiqueda para Cabelos Danificados


Linha Pantene Pro V Controle de Queda


Como vocês podem ver, pesquisando a gente encontra várias marcas, com vários tipos de tratamento, não só shampoo e condicionador, e com diferentes preços. Logo, um bom tratamento cabe para todos os tipos de bolso e problemas, dos mais simples aos mais complicados. Estes últimos, eu sugiro que vá ao médico especializado e faça um tratamento adequado. Muitas vezes a questão está no seu organismo e será necessário tomar remédios. Espero que esse não seja o caso de nenhuma de nós...

Os meus cabelos já voltaram ao normal, realmente a culpa foi do outono... :) A Paola Gavazzi, beauty stylist e blogueira, me indicou o shampoo Kérastase, que eu coloquei em uma das fotos acima, e eu super indico. Mas, todos os outros, como o da Alfa Parf, La Roche Posay, Vichy, Ecologie, Éh... Todos já foram super bem falados e aprovados. Por isso os indiquei para vocês também.

Mais tranquila???

Depois que as madeixas pararem de cair de forma anormal, porque os fios de cabelo sempre caem, meninas, todos os dias... É como o ciclo da vida que estudamos em biologia na escola (nascimento, maturidade, velhice e inevitável morte), lembram? O perigo é quando caem de forma abundante a ponto de afetar a sua aparência, ou seja, quando eles caem e não nascem. Será hora de tratá-los como eles merecem, para ficar lindos, sedosos, com aquele brilho e perfume que eles (os cabelos) e nós (moças bonitas) merecemos.

Bom, eu não sei vocês, mas, o meu objetivo é ter cabelos assim:


Agora, na tonalidade castanho escuro... Porque um cabelo über não faz mal a ninguém!

Quando eu conseguir alcançar este meu objetivo, farei um post imensooooo mostrando pra vocês o sucesso.
Vamos combinar?! :)

Bjuxx
Pri

Fonte: Revista Veja (5/05/10)

3 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para mim, moça!